pt flag en flag

Contacte-nos

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

simbolo-verde

“Programa ColorADD nas Escolas” com Menção Honrosa na categoria “Economia Social”

Prémio Santander Portugal Inspirador distingue projeto ColorADD

“Programa ColorADD nas Escolas” com Menção Honrosa na categoria “Economia
Social”

A iniciativa do Banco Santander, teve como objetivo “distinguir e divulgar as empresas e personalidades que contam para o País”.
O “Programa ColorADD nas Escolas”, iniciativa da ColorADD.Social, esteve nomeado na categoria “Economia Social”, a par de grandes projetos de impacto para o País como a SPREAD; o Projeto Rastreio do Cancro do Colon Rectal da Fundação AGEAS; a Human Power HUB; a Delta; a DECSIS e o Programa Editorial da Fundação Francisco Manuel dos Santos, tendo sido este o projeto vencedor da categoria em causa, o prémio seguinte – Menção Honrosa, foi atribuído ao “Programa ColorADD nas Escolas”.

Para Miguel Neiva, este prémio, “sendo atribuído num ecossistema de tão importante dinâmica para o País como é o das empresas – PME’s e Grandes Empresas – reveste-se de um significado muito para lá do que tem sido a marca deixado ao nível da inovação social.”

imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas do Alentejo Central

No passado dia 15 de setembro a ColorADD.Social levou a cabo, no Auditório da Fundação …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas do Alentejo Central

No passado dia 15 de setembro a ColorADD.Social levou a cabo, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, o evento “Programa ColorADD nas Escolas do Alentejo Central – Apresentação de Resultados”. Foram 63 escolas, de 17 agrupamentos escolares, em 97 ações realizadas com interação de 107 Professores e Técnicos, abrangendo um total de 1511 crianças dos Municípios do Alentejo Central. Este programa resultou de uma candidatura ao programa Parcerias para Impacto da Portugal Inovação Social, tendo como parceiros a Fundação Eugénio de Almeida, a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a ColorADD.


imga-noticia

Jornadas da Educação de Abrantes

Jornadas de Educação de Abrantes | 4 a 7 de Abril de 2022 Dia 6 …

Ver mais

Jornadas da Educação de Abrantes

Jornadas de Educação de Abrantes | 4 a 7 de Abril de 2022

Dia 6 de Abril

10h00m: ColorADD _ “A cor e o saber”
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes
Alunos/as do Concelho de Abrantes

18h00m: ColorADD _ “A cor deve ser para todos”

Público em geral | Participação gratuita | Inscrição obrigatória em: https://forms.office.com/r/s2xU6KUbfs


imga-noticia

Arouca | Programa ColorADD nas Escolas

Com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a questão do daltonismo e efetuar rastreios …

Ver mais

Arouca | Programa ColorADD nas Escolas

Com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a questão do daltonismo e efetuar rastreios visuais junto dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo de todo o concelho, realizamos o "Programa nas Escolas"

No arranque da iniciativa, a vereadora da educação, Cláudia Oliveira, marcou presença, tomando parte da ação onde foram distribuídos kits aos alunos participantes, compostos por um conjunto de lápis de cor e uma sebenta alusivos ao ColorADD. Aos estabelecimentos de ensino foram, ainda, facultados materiais didáticos, em formato digital, para que os docentes possam, futuramente, vir a aplicar em atividades no contexto escolar.

“Para o Município de Arouca a integração e bem-estar das nossas crianças é de extrema importância. Por isso, voltar a associarmo-nos a esta campanha nacional, após um ano de paragem pelos constrangimentos pandémicos, aconteceu com naturalidade”, evidenciou Cláudia Oliveira, ressalvando que “a mais-valia desta ação é bem visível no terreno, com o diagnóstico a acontecer nas nossas crianças, ao mesmo tempo que se normaliza esta limitação junto dos seus pares, deixando-as mais preparadas para aceitar a diferença”.


imga-noticia

Programa nas Escolas em S. Maria da Feira

De novembro de 2021 até ao passado dia 23 de março estiveram a ser dinamizadas …

Ver mais

Programa nas Escolas em S. Maria da Feira

De novembro de 2021 até ao passado dia 23 de março estiveram a ser dinamizadas as ações do "Programa ColorADD nas Escolas" em Santa Maria da Feira, naquela que é já uma dinâmica constante na agenda da ColorADD Social e da Autarquia.
Como sempre, foi muito gratificante todo o feedback que fomos recebendo e o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na realização da nossa Missão. Voltamos de coração cheio e com vontade de regressar no próximo ano letivo!!!
Um agradecimento especial à Autarquia, nossa parceira nesta aventura já há muitos anos, e à MultiÓpticas, que mais uma vez assegurou os rastreios a todas as crianças.
A cor é para Todos!!!


imga-noticia

O Programa ColorADD nas Escolas esteve no Município de Caminha!

Em parceria com Caminha Município e com o apoio do Lions Clube de Vila Praia …

Ver mais

O Programa ColorADD nas Escolas esteve no Município de Caminha!

Em parceria com Caminha Município e com o apoio do Lions Clube de Vila Praia de Âncora - PO, realizamos, no passado mês de janeiro, as ações do Programa ColorADD nas Escolas do 1.º CEB, Básico e Secundário.
Contamos ainda com o apoio da Optiworld, Pitosga Optica e MultiOpticas, para a realização dos rastreios de daltonismo e acuidade visual, que realizamos aos alunos 3º ano do 1.º CEB.
Foram uns dias muito coloridos, recheados de partilhas e experiências, que nos fizeram regressar com vontade de voltar!
A Cor é para Todos!!!


imga-noticia

VILA NOVA DE CERVEIRA: 70 crianças do 3º e 4º ciclos sensibilizadas para dificuldades dos daltónicos

Com o objetivo de sensibilizar e até detetar eventuais casos de daltonismo em contexto escolar, …

Ver mais

VILA NOVA DE CERVEIRA: 70 crianças do 3º e 4º ciclos sensibilizadas para dificuldades dos daltónicos

Com o objetivo de sensibilizar e até detetar eventuais casos de daltonismo em contexto escolar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Agrupamento de Escolas do concelho acolhem, no dia 21 de fevereiro, uma equipa do ColorADD que vai dinamizar junto dos cerca de 70 alunos, das turmas do 3º e 4º anos de escolaridade, uma ação prática alertando para as dificuldades subjacentes a esta alteração visual, informando da existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia a dia.


imga-noticia

"Município de Vendas Novas implementa projeto escolar para detetar daltonismo na infância."

"O Município de Vendas Novas aderiu a um projeto escolar dedicado à problemática do daltonismo: …

Ver mais

"Município de Vendas Novas implementa projeto escolar para detetar daltonismo na infância."

"O Município de Vendas Novas aderiu a um projeto escolar dedicado à problemática do daltonismo: o ColorADD.

É um projeto destinado aos alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas, que abrange este ano letivo e o próximo, um investimento total de 1 000 euros. Consiste em ações de capacitação para uma maior consciencialização do problema do daltonismo, permitindo o contacto com a visão daltónica, sentindo os seus constrangimentos e experienciando a diferença. Inclui também rastreios do daltonismo para que seja possível um diagnóstico precoce.

A apresentação foi feita nos dias 12 e 13 de janeiro, na extensão do Centro Educativo e Escola Básica de Landeira, com uma ação de sensibilização que deu aos alunos a possibilidade de verem o mundo pelos olhos de quem sofre de daltonismo. A cada um dos 100 alunos, foi também entregue um kit ColorADD, oferta do Município de Vendas Novas, que inclui saco, lápis de cor e caderno de atividades para a exploração autónoma, independente e lúdica desta linguagem universal.

Este projeto inovador tem um caráter intermunicipal, através da CIMAC, e localmente, conta com a parceria do Centro Ótico Casa Branca, numa perspetiva de responsabilidade social."


imga-noticia

"Alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba fazem rastreio visual"

"Cerca de 50 crianças do 3º Ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas do …

Ver mais

"Alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba fazem rastreio visual"

"Cerca de 50 crianças do 3º Ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Borba, de Borba e Rio de Moinhos, realizaram hoje, dia 19 de novembro, um rastreio visual e participaram numa sessão de apresentação do sistema ColorADD - Alfabeto das Cores!

Nesta atividade, houve ainda tempo para experimentar os lápis de cor com o código ColorADD, oferecidos pelo Município, com os óculos especiais que os fizeram as crianças ver através de um código de cores semelhante ao de pessoas com daltonismo.

O ColorADD é um sistema de identificação de cores para daltónicos. Desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico português e professor da Universidade do Minho, o projeto ColorADD procura ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial."


imga-noticia

"Município de Portel Recebe Novamente o Projeto ColorADD nas Escolas do Concelho"

"Após a ação de sensibilização sobre o problema do daltonismo, os alunos, através do uso …

Ver mais

"Município de Portel Recebe Novamente o Projeto ColorADD nas Escolas do Concelho"

"Após a ação de sensibilização sobre o problema do daltonismo, os alunos, através do uso de óculos próprios puderam vivenciar o que é ter visão daltónica, sentir os constrangimentos e experienciar a diferença. Foram, ainda realizados rastreios de daltonismo por um técnico optometrista.

O Município de Portel ofereceu aos alunos e respetivos professores um Kit com o código ColorADD permitindo trabalhar e assimilar futuramente este código universal. Uma iniciativa que promove a deteção precoce do daltonismo na infância, promovendo a inclusão e acessibilidade à Cor a todas as crianças porque “ A Cor deve ser para Todos”."


imga-noticia

O Município de Arraiolos aderiu ao Projeto ColorADD, pelo 2.º ano consecutivo!

"O Município de Arraiolos, no sentido de contribuir para a promoção de uma sociedade inclusiva …

Ver mais

O Município de Arraiolos aderiu ao Projeto ColorADD, pelo 2.º ano consecutivo!

"O Município de Arraiolos, no sentido de contribuir para a promoção de uma sociedade inclusiva e não discriminatória, aderiu uma vez mais ao projeto ColorADD.
A ação, dinamizada pela ColorADD.Social, é destinada ao 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico do Concelho, e consiste numa atividade de sensibilização e rastreio ao daltonismo (para além do rastreio de acuidade visual)."


imga-noticia

O "Programa ColorADD nas Escolas" está já a caminho das escolas do Médio Tejo

O "Programa ColorADD nas Escolas", da ColorADD.Social, em parceria com a CIMT e a Portugal …

Ver mais

O "Programa ColorADD nas Escolas" está já a caminho das escolas do Médio Tejo

O "Programa ColorADD nas Escolas", da ColorADD.Social, em parceria com a CIMT e a Portugal Inovação Social, está já a caminho das escolas do Médio Tejo.
A Cor é para Todos!!!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Arouca - 10 a 13 de janeiro de 2022

Após um ano letivo de interrupção em virtude da pandemia, o Município de Arouca retomou …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Arouca - 10 a 13 de janeiro de 2022

Após um ano letivo de interrupção em virtude da pandemia, o Município de Arouca retomou a realização do "Programa ColorADD nas Escolas". De 10 a 13 de janeiro a ColorADD.Social esteve em 10 Escolas do Concelho de Arouca a realizar o "Programa nas Escolas" a mais de 196 alunos do 1.º CEB. A cor é para todos!!!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Caminha - 10 a 14 de janeiro de 2022

De 10 a 14 de janeiro a ColorADD.Social esteve em 10 Escolas do Concelho de …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Caminha - 10 a 14 de janeiro de 2022

De 10 a 14 de janeiro a ColorADD.Social esteve em 10 Escolas do Concelho de Caminha a realizar o "Programa nas Escolas" a mais de 480 alunos de diferentes níveis de ensino. Os 221 alunos de 3.º e 4.º ano fizeram ainda o rastreio do daltonismo. A cor é para todos!!!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas - Vila Nova de Tazem

Viemos à Serra!!! Em parceria com a Associação Reencontro e com a preciosa ajuda das …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas - Vila Nova de Tazem

Viemos à Serra!!! Em parceria com a Associação Reencontro e com a preciosa ajuda das optometristas da Wells de Gouveia estivemos na EB de Vila Nova de Tazem a dinamizar as ações do Programa ColorADD nas Escolas. Regressamos de coração cheio pelo carinho que recebemos e pela alegria nos olhos das crianças.

A cor é para Todos!!!


imga-noticia

ColorADD na Missão Férias Porto 2021

Durante o próximo mês de julho vamos participar com atividades na edição 2021 da "Missão …

Ver mais

ColorADD na Missão Férias Porto 2021

Durante o próximo mês de julho vamos participar com atividades na edição 2021 da "Missão Férias" - Campos de Férias Municipais promovidos pela CMP | Ágora.


imga-noticia

ColorADD nas Praias do Porto

A ColorADD juntamente com as Águas do Porto | Pavilhão da Água, esteve nas praias …

Ver mais

ColorADD nas Praias do Porto

A ColorADD juntamente com as Águas do Porto | Pavilhão da Água, esteve nas praias do Porto pelo 3.º ano consecutivo a ajudar as pessoas a verem o mundo com outras cores.
Porque a cor é para todos!!!


imga-noticia

Programa nas Escolas em Borba – 28 de maio

No âmbito do “Programa ColorADD nas Escolas” Alentejo Central as 2 escolas de 1.º CEB …

Ver mais

Programa nas Escolas em Borba – 28 de maio

No âmbito do “Programa ColorADD nas Escolas” Alentejo Central as 2 escolas de 1.º CEB do concelho de Borba receberam no passado dia 28 de maio a visita da equipa da ColorADD.Social. Os cerca de 50 alunos do Centro Escolar de Borba e da Escola Básica de Rio de Moinhos tiveram a oportunidade de ver o mundo de uma forma diferente e sentir os constrangimentos associados ao daltonismo – uma limitação não visível que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.


imga-noticia

Programa nas Escolas em Santarém – 17 a 27 de maio

Entre os dias 17 e 27 de maio, e pelo terceiro ano consecutivo, as 33 …

Ver mais

Programa nas Escolas em Santarém – 17 a 27 de maio

Entre os dias 17 e 27 de maio, e pelo terceiro ano consecutivo, as 33 escolas de 1.º CEB do Concelho de Santarém voltaram a receber o “Programa ColorADD nas Escolas”. Cerca de 500 alunos dos 4 agrupamentos de escolas de Santarém participaram nas ações e fizeram o rastreio de daltonismo.


imga-noticia

Programa nas Escolas em Vila Flor

"Programa ColorADD para alunos do 3º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Vila …

Ver mais

Programa nas Escolas em Vila Flor

"Programa ColorADD para alunos do 3º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Vila Flor. Como é em contexto escolar que se intensifica a relação com o meio envolvente e com o grupo de pares, surgindo também os primeiros constrangimentos (bullying; baixa autoestima; dificuldades de aprendizagem; dificuldades de relacionamento interpessoal; insucesso escolar; etc…), parece-nos importante levar esta ferramenta às escolas para que, de uma forma lúdica e divertida, os alunos se possam familiarizar com uma nova linguagem. As ações previstas têm por missão alertar a comunidade em geral para esta causa, com particular enfoque na comunidade escolar, formando, apoiando e acompanhando técnica e socialmente projetos educacionais e de inclusão, contribuindo para uma Escola Inclusiva e promovendo a deteção precoce do daltonismo na infância, assegurando às crianças com dificuldades de visão a acessibilidade à Cor nas bibliotecas e salas de aula."


imga-noticia

Programa nas Escolas em Santarém.

A Câmara Municipal de Santarém reforçou a aposta em matéria de educação e de igualdade …

Ver mais

Programa nas Escolas em Santarém.

A Câmara Municipal de Santarém reforçou a aposta em matéria de educação e de igualdade social, através de ações do programa ColorADD nas Escolas de Ensino Básico, que tiveram inicio a 4 de novembro e decorrem até ao dia 14. Estas atividades destinaram-se aos cerca de 530 alunos do 3º ano de escolaridade. A Cor é para Todos!


imga-noticia

Programa nas Escolas em Santarém

Já na próxima semana, e entre os dias 17 e 27 de maio, vamos realizar …

Ver mais

Programa nas Escolas em Santarém

Já na próxima semana, e entre os dias 17 e 27 de maio, vamos realizar o nosso"Programa nas Escolas" a cerca de 515 alunos do 3.º ano em 33 escolas de 1.º CEB do Concelho de Santarém pelo terceiro ano consecutivo. Tal como nos anos anteriores, contamos com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e, este ano e pela primeira vez, da BrancÓptica, que será responsável pela realização dos rastreios. A Cor é para Todos!!!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Mourão

Decorreu em todo o Agrupamento de Escolas de Mourão, uma ação de sensibilização e rastreio …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Mourão

Decorreu em todo o Agrupamento de Escolas de Mourão, uma ação de sensibilização e rastreio que visou alertar para o problema do daltonismo.

A ação foi direcionada para os alunos do terceiro e quarto ano e teve como principais objetivos prevenir o bullying e a baixa autoestima dos alunos daltónicos.
Assim sendo, os alunos envolvidos experienciaram as dificuldades de um daltónico e aprenderam os códigos universais das cores.

A ação foi dinamizada pela ColorAdd.Social, uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover e potenciar a integração social dos daltónicos. Uma limitação que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta ação foi apoiada pelo Município e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Fotografia: Município de Mourão.


imga-noticia

Máscaras ColorADD!

Estas 48 pessoas e mais umas tantas deram a cara por uma causa!! E tu?! …

Ver mais

Máscaras ColorADD!

Estas 48 pessoas e mais umas tantas deram a cara por uma causa!! E tu?! Quando dás a cara por esta iniciativa?!
Todas as receitas revertem para a ColorADD Social, com o objetivo de tornarmos a educação cada vez mais inclusiva!!
Máscaras ColorADD
Preço: 5€ + envio
Mais info: mensagem privada ou coloradd.social@gmail.com


imga-noticia

Pograma ColorADD nas Escolas de Resende

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2020, a ColorADD.Social realizou o “Programa ColorADD …

Ver mais

Pograma ColorADD nas Escolas de Resende

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2020, a ColorADD.Social realizou o “Programa ColorADD nas Escolas” nas 3 escolas de 1º CEB do Município de Resende, abrangendo mais de 160 alunos dos 3º e 4º anos. Todas as ações foram realizadas assegurando todas as medidas de segurança.


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Vendas Novas

As ações do “Programa ColorADD nas Escolas” no Alentejo Central arrancaram em Vendas Novas no …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Vendas Novas

As ações do “Programa ColorADD nas Escolas” no Alentejo Central arrancaram em Vendas Novas no passado dia 12 de janeiro de 2021, nas 2 escolas de 1º CEB do Município. 80 alunos dos 3º ano tiveram a oportunidade de experienciar ver o mundo pelos olhos de um daltónico.


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Mora

A equipa ColorADD esteve em Mora no passado dia 14 de janeiro a colorir as …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Mora

A equipa ColorADD esteve em Mora no passado dia 14 de janeiro a colorir as 3 Escolas de 1º CEB e a realizar as ações do “Programa ColorADD nas Escolas” com todos os alunos do 3º ano. A Cor é Para Todos!!!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Vila Nova de Cerveira

No âmbito das Parcerias Para o Impacto - Região Norte, terminamos as ações da nossa …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Vila Nova de Cerveira

No âmbito das Parcerias Para o Impacto - Região Norte, terminamos as ações da nossa candidatura com a realização do “Programa ColorADD nas Escolas” em Vila Nova de Cerveira. Foi um regresso a um sítio que bem conhecemos e onde somos sempre tão bem recebidos!


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Mogadouro

As 2 escolas de 1º CEB de Mogadouro voltaram a receber a visita da ColorADD.Social …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Mogadouro

As 2 escolas de 1º CEB de Mogadouro voltaram a receber a visita da ColorADD.Social no dia 26 de novembro de 2020. Os alunos do 4º ano, bem como os do 5.o ano, puderam compreender e experienciar as dificuldades inerentes a esta limitação não visível. Este regresso demonstra a importância que tem a sensibilização da comunidade escolar para a causa do daltonismo e a pertinência da realização deste programa no espaço escolar.


imga-noticia

ColorADD | Bluepharma

Bluepharma Adopta Código ColorADD. A primeira farmacêutica do mundo a lançar embalagens de medicamentos inclusivas …

Ver mais

ColorADD | Bluepharma

Bluepharma Adopta Código ColorADD.
A primeira farmacêutica do mundo a lançar embalagens de medicamentos inclusivas para daltónicos


imga-noticia

ColorADD.Social na Ribeira Grande | Prémios Caixa Social 2020

No âmbito do Prémio Caixa Social 2020, da CGD, estamos a preparar a realização do …

Ver mais

ColorADD.Social na Ribeira Grande | Prémios Caixa Social 2020

No âmbito do Prémio Caixa Social 2020, da CGD, estamos a preparar a realização do “Programa ColorADD nas Escolas” no Município da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores. Será a primeira vez que o “Programa ColorADD nas Escolas” se realizará nas Regiões Autónomas.


imga-noticia

ColorADD | Futebol Clube do Porto

Dragão para todos. Primeiro estádio no mundo inclusivo para daltónicos, com a aplicação do código …

Ver mais

ColorADD | Futebol Clube do Porto

Dragão para todos.
Primeiro estádio no mundo inclusivo para daltónicos, com a aplicação do código ColorADD nas suas infraestruturas.


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Vila Flor

Tal como aconteceu noutros Municípios, também os alunos das 5 Escolas de 1º CEB de …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Vila Flor

Tal como aconteceu noutros Municípios, também os alunos das 5 Escolas de 1º CEB de Vila Flor tiveram a oportunidade de participar no “Programa ColorADD nas Escolas” durante os três anos letivos abrangidos pela candidatura às Parcerias Para o Impacto - Região Norte. Este ano letivo tivemos a oportunidade de visitar esta linda Vila Transmontana no dia 30 de setembro de 2020.


imga-noticia

Programa ColorADD nas Escolas de Évora

Felizes por voltar à ação e levar a cor a Todos! ColorADD na Fundação Eugénio …

Ver mais

Programa ColorADD nas Escolas de Évora

Felizes por voltar à ação e levar a cor a Todos! ColorADD na Fundação Eugénio de Almeida, Évora


simbolo-laranja

O QUE DIZEM SOBRE NÓS

TESTEMUNHOS

Prof. Bibliotecário Sílvio Maltez - Mem Martins, Sintra+

“Reparamos, efetivamente, que a cor não é para todos, e o fator cor, que tinha o intuito de ajudar e de facilitar, neste caso, para algumas pessoas ia prejudicar. O Código é simples, e é também neste nível de ensino (1º CEB) que os alunos aprendem as cores: as cores primárias, e depois juntando as cores primárias dá uma cor secundária, o código segue essa linha de pensamento, logo é fácil para os alunos associarem a construção do símbolo primário para o símbolo secundário”.

Daltónico - Porto+

“Eu descobri que era daltónico mais ou menos por altura da faculdade. Até essa altura achava que não sabia as cores, ou seja, achava que ainda não tinha aprendido isso bem. Tentava arranjar maneira de me adaptar, mas agora penso que a sociedade é que tem de se adaptar para nos aceitar”. “O Miguel quer que as crianças aprendam o Código, para que daqui a 20 ou 30 anos, nenhum daltónico se sinta menosprezado ou diferente. Ele pensa nos outros, para mudar a vida dos outros e isso é uma inspiração tremenda"

Vereadora da Educação - CM de Mogadouro+

“Equipa fantástica ColorADD.Social, a expectativa criada foi realmente superada positivamente pela forma como todos vocês interagiram com as nossas crianças e professores. Ficamos satisfeitos com a vossa intervenção e pretendemos dar continuidade a esta iniciativa.”

Aluna do 1º CEB - Boticas+

“Gostei muito de fazer a atividade, é muito divertida, e também é muito importante para os daltónicos”.

Ótica Viseu - Pedro Figueiredo+

“Com este código consegue-se que todas as pessoas tenham acesso à cor da mesma forma. O grande desafio atualmente do Miguel Neiva e da ColorADD será conseguir massificar o código, para que ele esteja presente em todos os sítios, todos os locais, para que de facto seja um código inclusivo e que permita que todas as pessoas acedam à cor da mesma forma”.

Voluntários - Luis Muengua+

“Eu penso que o valor deste trabalho, o valor das atividades que a ColorADD.Social tem estado a desenvolver residem justamente aqui, que é estimular um despertar para o exercício de cidadania quer da nossa parte, como colaboradores, quer da parte dos sujeitos alvo deste trabalho que são os alunos e os professores”.

Professora 1º CEB - Campo Maior+

“É um projeto lindíssimo. Acho que os nossos alunos adoraram. Eu desconhecia por completo a simbologia, sabia qua havia vários tipos de daltonismo, mas não conhecia o ColorADD. Acho que de facto, devemos estar sensíveis a estas situações porque podemos vir a ter um aluno nestas circunstâncias. Agradeço imenso a vossa vinda aqui à nossa escola e a diversidade de atividades que proporcionaram. Muito obrigado a todos e até à próxima!”

Filha e Mãe de daltónico+

"Certo dia, ao olhar para um arco íris com o meu filho mais novo, na altura com 13 anos de idade, verbalizo a beleza das 7 cores e como estão nítidas naquele dia e ele responde-me num misto de inocência e de tristeza: "sempre pensei que as sete cores fossem um mito... nunca consegui ver mais de três e pensava que era só isso..."