pt flag en flag

Contacte-nos

ColorADD NO ENSINO

PROGRAMA NAS ESCOLAS

Desenvolvemos um programa composto por um conjunto de ações que realizamos nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), preferencialmente aos alunos do 3.º ano de escolaridade, bem como a toda a comunidade educativa para que possam entender esta limitação e os seus constrangimentos no dia-a-dia, enquanto aprendem uma ferramenta que permite ao daltónico ultrapassar essas dificuldades. Tratando-se de um programa de continuidade, replicado anualmente, permite abranger todas as crianças deste ciclo de ensino.

simbolo-laranja

PROGRAMA NAS ESCOLAS

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

Promover ações de capacitação e formação sobre o daltonismo nas Escolas, sensibilizando toda a comunidade educativa para os constrangimentos que resultam desta limitação não- visível, dando a conhecer uma linguagem universal – o código ColorADD.

simbolo-azul-claro

PROGRAMA NAS ESCOLAS

"VER E SENTIR AS CORES"

Possibilitar aos alunos experienciar a visão daltónica, entender as suas limitações e constrangimentos. Desta forma, através de uma dinâmica interativa e lúdica, permite-se uma maior identificação das crianças com esta limitação, sensibilizando os alunos para a questão da diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

simbolo-roxo

PROGRAMA NAS ESCOLAS

RASTREIO PRECOCE DO DALTONISMO

Promover a realização do rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual aos alunos do 1.º CEB, por forma a identificar possíveis casos de daltonismo. Deste modo, poderá ser feito um acompanhamento que previna o insucesso e abandono escolar, baixa autoestima e autoconfiança, situações de bullying, etc.

simbolo-amarelo

PROGRAMA NAS ESCOLAS

KITS ColorADD

Distribuição de material escolar com o código ColorADD aos alunos que realizem o “Programa ColorADD nas Escolas” para que todos (daltónicos e não daltónicos) possam ter acesso a ferramentas que lhes permitam consolidar a aprendizagem do código...

simbolo-vermelho

PROGRAMA NAS ESCOLAS

BIBLIOTECAS ESCOLARES (C.D.U)

Tornar a biblioteca escolar mais inclusiva e acessível para todos. Pretende-se referenciar e catalogar todos os livros existentes nas bibliotecas escolares seguindo as recomendações da CDU – Classificação Decimal Universal (UNESCO), um sistema que sugere fazer corresponder uma cor a cada uma das diferentes classes temáticas.

simbolo-verde

PROGRAMA NAS ESCOLAS

ESCOLAS INCLUSIVAS

Tornar o espaço-escola inclusivo para todos. Pretende-se adaptar todos os equipamentos escolares que referenciem ou informem através da cor com o código.

simbolo-azul

PROGRAMA NAS ESCOLAS

MEDIÇÃO DO IMPACTO SOCIAL

Estudo com vista a aferir o impacto do “Programa ColorADD nas Escolas” e, a longo prazo, na diminuição do insucesso e abandono escolar precoce, do número de crianças com dificuldades de aprendizagem, com dificuldades de relacionamento interpessoal e ainda na diminuição de casos de bullying.

O QUE FIZEMOS

ColorADD.Social

Fundada em 2014, com o objetivo de promover a consciencialização sobre a temática do daltonismo e difundir, com foco no ensino, a utilização do código ColorADD como uma boa prática inclusiva, a ColorADD Social tem desde então abraçado diferentes projetos, em diferentes regiões. Tanto em Portugal como noutras partes do mundo (Moçambique e Índia), contamos sempre com o apoio de entidades de diferentes áreas que, cada uma à sua maneira, contribuíram para o crescimento e notoriedade deste projeto. Desde 2017 a ColorADD.Social, no âmbito de candidaturas à Portugal Inovação Social, realizou o Programa nas Escolas com enfoque nas escolas da região Norte e Alentejo - neste momento está a decorrer um novo projeto especialmente direcionado para a região do Alentejo Central.

O rastreio do daltonismo na faixa etária correspondente aos 8 – 10 anos (crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º CEB) é fundamental para detetar precocemente possíveis casos de daltonismo. Havendo esse diagnóstico preliminar, a escola e os encarregados de educação serão informados por via de um relatório, para que deste modo as crianças possam ter o devido acompanhamento. Pretende-se assim que estes casos sejam encaminhados para consultas da especialidade para exames complementares de diagnóstico. Através de parcerias com grupos óticos e óticas locais nos municípios onde realizamos o Programa, conseguimos desde 2014 reunir dados concretos sobre a incidência de daltonismo em Portugal no que a esta faixa etária respeita.

ONDE ESTIVEMOS

PROGRAMA ColorADD NAS ESCOLAS

Dados nacionais:

    Dados por região:

  • Norte simbolo-azul
  • Centro simbolo-verde
  • Lisboa e Vale do Tejo simbolo-amarelo
  • Alentejo simbolo-laranja
  • Algarve simbolo-vermelho
  • Ilhas simbolo-roxo

VIDEOS

AÇÕES ColorADD.SOCIAL